Pular Corda – Brincadeira de Criança

31 maio

Tenho pouco tempo para malhar. Passo em média 50 minutos na academia, o que já é bom, mas como um dos meus objetivos é perder alguns quilinhos preciso de mais tempo para exercícios aeróbicos.

Descobri que com apenas 15 minutos pulando corda poderia perder em média 300 calorias, então resolvi comprar uma corda que ficou esquecida no armário por quase dois meses.

Certa vez não pude ir a academia e como a consciência ficou bem pesada, decidi estrear a minha corda, mas não sozinha, precisava de companhia. Nesse cenário consegui os melhores incentivadores desta jornada meus irmãos Vinícius (11 anos) e Vitória (9 anos).

Começou assim meio sem querer e hoje virou nossa brincadeira e/ou esporte favorito, já está rolando até campeonato.
Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e colocar a disposição de minhas amigas pochetinhas.

Vantagens:
“É barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras” (Blog Cuidando do Corpo).

Alguns Benefícios:
• É uma atividade de trabalho corporal total, fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos;
• Geralmente, queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas;
• É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada;
• É um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral.
• Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc.
• Eficaz no tratamento da Celulite; (Adorei essa)
• Exercício fantástico no combate a osteosporose;
• Gasto Calórico: 500-800 kcal por hora (Maravilha, né!)
• Grupos musculares trabalhados: Pernas – panturrilhas e coxas, Abdômen, Peitoral, Ombro, Costa e Braços.
• Melhora o condicionamento geral do corpo, a agilidade, a força vertical, o equilíbrio e a coordenação geral. (Blog Cuidando do Corpo).

Para quem ficou motivado a praticar, aí vão algumas dicas:

• Por ser um esporte de alto impacto, pessoas com lesões nos joelhos ou em qualquer articulação dos membros inferiores devem evitar a atividade;
• Se você está muito acima do peso sentirá desconforto ao pular corda, pois o exercício aumenta o impacto nas articulações, principalmente dos pés;
• Não se esqueça de realizar os exercícios usando tênis, procure um apropriado que absorva o impacto;
• Procure realizar os exercícios da seguinte forma para cada 1 minuto pulando corda descanse 30 segundos;
• Não se esqueça da hidratação beba água durante a prática;

Onde Encontrar os acessórios:
• Lojas Americanas: R$ 54,90
• Centauro: R$ 29,90 a R$44,90
• Super Esporte: R$ 19,00

Escolhendo a corda certa
Dê preferência as cordas feitas de plástico e vinil. As feitas de couro, nylon ou sisal não são indicadas por serem muito leves.

Dando uma olhadinha no Youtube encontrei um vídeo muito legal para puladores de corda iniciantes assim como eu.

Como pular corda – Iniciante

Espero que todas se divirtam pulando corda.
Até o próximo post.

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2 Respostas to “Pular Corda – Brincadeira de Criança”

  1. Raísa outubro 5, 2011 às 6:48 pm #

    muito bom! obg por compartilhar

  2. Clicia maio 25, 2012 às 5:50 pm #

    Oi Ale, quando eu assistir o programa Medida Certa fiquei mto interessada em praticar esse exercicio, mais assistindo o programa Bem Estar na rede globo aprendir novas dicas e a onde comprar sua corda. Sabe onde? nas lojas de material de construção e custa apenas R$2,00 o metro, e é otima!!!E peguei outra dica a do Bambolé, eu fiz o meu, e é maravilhoso!!!! Com R$10,00 comprei a corda e meu bambolé, quando não vou para a academia faço exercicios em casa…..bjos

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