Frequência Cardíaca

21 ago

A importância de se manter o controle do ritmo cardíaco, é evitar microlesões no sistema cardíaco, à cada vez que se pratica exercícios além da capacidade física que a pessoa está preparada (seja ele um praticante esporádico, amador, ou atleta profissional), o que é muito comum de ver principalmente se observarmos junto os casos de pessoas comuns (não atletas) que se aventuram nos fins de semana, indo praticar ciclismo, tênis, futebol e até uma corridinha pelas ruas…O pior e mais assustador de tudo: não há idade pra isto acontecer!

Mas o que significa frequência cardíaca? Frequência Cardíaca (FC) é um indicador do trabalho cardíaco, geralmente expresso como o número de batimentos cardíacos por minuto (bpm).  E frequência cardíaca máxima (FCMax) é o número mais alto de batimentos capaz de ser atingido por uma pessoa durante um minuto. A FCMax é uma ferramenta útil para determinar a intensidade do treinamento.

Para saber a faixa ideal de batimento cardíaco, o ideal é fazer um teste de esforço máximo, como o teste ergoespirométrico. Mas, enquanto não faz o teste, para obter esse índice subtraia sua idade de 220 (homens) 226 (mulheres) e calcule as porcentagens do total. Exemplo: eu tenho 27 anos, 226 – 27 = 199.

Com este valor, para não sobrecarregar o coração e garantir uma boa performance, os profissionais orientam para que os batimentos cardíacos fiquem entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM).Esta é uma faixa segura para a maioria das pessoas (a não ser que você tenha problemas de cardiopatias, pressão alta e outros). Neste caso não inicie nenhuma atividade física antes de fazer uma avaliação física. Com estas porcentagens o resultado será: 199 x 65% = 129 batidas por minuto e 199 x 85% = 169 batidas por minuto – essas são as zonas-alvo de treinamento, ou seja, o número mínimo e máximo de batimentos cardíacos por minuto que você deve manter.

Você pode também calcular e entender como funcionam as diversas faixas de frequência cardíaca através do site “Copacabana Runners” . Nele, de forma simples e bem explicada, o visitante insere a sua frequência cardíaca máxima e a calculadora insere automaticamente os valores na tabela. Assim, sempre que você utilizar um frequencímetro, será possível entender qual benefício o exercício está lhe proporcionando, e também evitar os malefícios.

O ideal seria usar um frequencímetro para medir os batimentos cardíacos. Ele é sem dúvida mais seguro e preciso nos resultados. Se você não tem um, controle a freqüência, colocando os dedos indicador e médio (da mão esquerda) no pulso direito. Marque os batimentos durante 10 segundos e multiplique por 6, para ter os batimentos por minuto.


Fonte: ciclotp, vilamulher, corpoacorpo.

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2 Respostas to “Frequência Cardíaca”

  1. larilarissa agosto 21, 2011 às 11:06 pm #

    preciso investir num frequencimento, fato!!

  2. vanessa souza maio 17, 2012 às 7:13 pm #

    eu to precisando de um desses oh ! 🙂

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