Retenção de líquido

17 abr


Caros amigos, se você é como eu e sofre desse mal venha comigo descobrir o que fazer contra essa desgraça rsrsr
Essa coisa, chamada retenção de líquido, é um dos grandes dramas das mulheres que querem afinar a silhueta. Além de prejudicar a saúde, o inchaço arrasta o ponteiro da balança para cima 😦
A retenção de líquidos trata-se do acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez e casos em que ela ocorre por fatores internos que necessitam de auxílio médico, medicação e dieta para que haja sua eliminação.
Um dos grandes vilões que ajudam a retenção de líquido é o sal, comer muitos alimentos ricos em sódio faz com que esse mineral fique em elevada quantidade no organismo, favorecendo o inchaço temporário (quando o sódio for excretado pelos rins, a retenção excessiva de líquidos é solucionada). No grupo dos vilões também estão os carboidratos simples, as massas, pães e doces feitos com farinha branca, e o açúcar. “Esses alimentos são considerados de alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos rapidamente pelo organismo”, explica Paulo Olzon, clínico geral de São Paulo. E a insulina, por sua vez, retém sal é água. É assim que se instala o inchaço. Ou seja, deve-se maneirar no sal e no açúcar, coisas que já fazemos quando estamos de dieta 😀
Para detectar a retenção de líquidos, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo é necessário buscar ajuda médica, principalmente se tais inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e menstruação. Por questões hormonais, a mulher é mais propensa a reter líquidos do que o homem. Geralmente dói muito quando aperta a área com retenção, eu, por exemplo, chego a chorar em sessões de massagem.

Alguns alimentos podem ajudar contra a retenção.
• Laranja, tomate, banana e manga, facilitam no combate o inchaço.O alho além de desinchar pode ajudar na pressão arterial.
• Ervas aromáticas, especiarias em geral folhas verde-escuras, que ativam a circulação. E ajuda a acelerar o metabolismo.
• Consumir alimentos digestivos como Fibras como aveia, granola, ameixa seca e uva. Ajuda na limpeza do organismo, evitando prisão de ventre.
• Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra e melancia, são praticamente compostos de água.
• Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão, são diuréticos.

Outros só fazem atrapalhar na eliminação desses líquidos acumulados.
• Repolho, couve, couve-flor, batata-doce, leite. provocam a sensação de inchaço pois eles fermentam em seu organismo provocando gases.
• Alimentos com cafeína, como Café, chá mate, guaraná, achocolatado.
• Frituras, ketchup e mostarda, só fazem atrapalhar, em tudo.
• Doces, além de engordar, produz mais toxinas no organismo.
• Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne-seca, por ter muito sal, e enlatados, devido aos conservantes.

Segue algumas dicas que para tentar acabar com o problema:
1. Diminuir o consumo de sal, alimentos industrializados e embutidos;
2. Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas;
3. Praticar atividade física regularmente;
4. Ingerir bastante líquido, aproximadamente 2 litros ao dia;
5. Aposte em chás como: chá verde e branco e carqueja ou cavalinha.
6. Evite usar roupas muito apertadas, pois elas fazem a compressão das veias e impedem o retorno venoso do sangue, aumentando o inchaço
7. Diminuir a utilização de sapatos altos e apertados
8. Evite passar muito tempo na mesma posição. Ficar sentada por muitas horas seguidas, por exemplo. Quem se mexe, faz atividades físicas, elimina líquido, enquanto quem fica parado, acumula água.
9. Continue temperando os pratos com limão, ervas e pouco sal. Lembre-se de que é o excesso de sódio que faz o corpo reter líquido e ficar com o aspecto inchado.
10. Invista em massagens e drenagem linfática, eu sei são caras, mas tem como fazer em casa.
11. Se o inchaço persistir, procure um médico para que sejam investigadas as causas da retenção hídrica.
Fonte: brasilescola, Abril, vilamulher

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2 Respostas to “Retenção de líquido”

  1. Mellissa abril 17, 2012 às 4:57 pm #

    eu não podia ter lido esse post hoje, pq eu comi macarrão e tb porque eu amo repolho e couve, na minha salada sempre tem essas duas folhas….hahaha.

    • anaoran abril 17, 2012 às 6:12 pm #

      Oi Melissa, o pior que eu tb adoro repolho e couve, mas to evitando o sal e açúcar pra tentar amenizar este mal 😀

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